terça-feira, 5 de junho de 2007

Saudade

saudade s. f.,
lembrança triste e suave de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de as tornar a ver ou a possuir;

Não é minha intenção transcrever o dicionário de português, fui, apenas, certificar-me da definição correcta para esta nostalgia, este desconforto que teimosamente me acompanham.
Descobri que "saudade" quer dizer, dor intensa no peito, vontade indómita de voar para ao pé de quem se deseja;
Saudade significa, ainda, um nome, um sorriso, um olhar, uma fragrância, o som de uma voz, o sussurro de um respirar, rumor de passos;
Saudade quer dizer, também, dor da separação, tempo infinito que medeia entre uma partida e um regresso, desassossego;
Saudade, define algo que um dia foi vivido em comum;
Mas, saudade pode ainda significar silêncio, dias intermináveis sem notícias, sentimentos entorpecidos, esquecimento;
Hum!... Pensando melhor, saudade quer dizer, débil despertar dos baixios duma ilusão, resquícios de um sonho;
Saudade!? Eu sei lá!... Até para um dicionário é pretensioso querer defini-la! Há-de sempre variar de cor, intensidade e tamanho, conforme o peito que habitar e a razão que a fez nascer.

"Saudades! Sim... talvez... e porque não?..."
Florbela Espanca

Nenhum comentário: