terça-feira, 28 de agosto de 2007

O que é a felicidade?

Pergunta de resposta difícil, esta! O que é a felicidade?... É possível defini-la? Hum!... Acho que não... Tenho a certeza que não!
Tenho da felicidade um conceito tão subjectivo que sou tentada a acreditar que não existem, em toda a humanidade, duas pessoas que tenham, exactamente, a mesma concepção deste sentimento.
Para mim? Bem, para mim a felicidade não é, definitivamente, uma conta D.O. com muitos grupos de três zeros à direita de um número natural.
Não é ser princesa e viver num castelo rodeada de aias preocupadas em satisfazer-me até ao mais pequeno capricho.
Felicidade, para mim, não é ter um avião particular à minha disposição que me faça deslocar livremente pelo mundo.
Não é ter uma limusina, não são festas, viagens.
Não é o sentido da posse, do luxo e da ostentação que me faz feliz.
Não, não é!
Felicidade para mim, é, sem dúvida, algo que não é vendável e que nada tem a ver com o mundo consumista em que vivo.
Felicidade é o sítio onde me sinto, não onde me colocam.
É a ternura do teu sorriso, do teu e do teu, mais o teu. É o calor do teu olhar que me aquece a alma. São os breves, mas plenos, momentos, após intermináveis períodos de ausência, em que o meu coração exulta de alegria por voltar a ter-te. É ouvir a tua voz doce deslizar-me pelos ouvidos como água cristalina que sacia a minha sede e dilui a saudade.
É isso... Para mim, a felicidade é isso...

"Nem os
dias longos me separam da tua imagem.
Abro-a no espelho de um céu monótono, ou
deixo que a tarde a prolongue no tédio dos
horizontes. O perfil cinzento da montanha,
para norte, e a linha azul do mar, a sul,
dão-lhe a moldura cujo centro se esvazia
quando, ao dizer o teu nome, a realidade do
som apaga a ilusão de um rosto. Então, desejo
o silêncio para que dele possas renascer,
sombra, e dessa presença possa abstrair a
tua memória."

Nuno Júdice

Nenhum comentário: