domingo, 12 de agosto de 2007

A sedução inconsequente

Longe de pretender roçar, sequer, este tema na sua vertente científica, - isso é matéria reservada aos profissionais que terão, seguramente, muito para dizer - permito-me, no entanto, fazer uma pequena abordagem à sua natureza prática.
A sedução é um jogo que faz parte do processo de conquista, arrebatadora magia que abre a porta ao amor. É suposto ser um jogo limpo, de regras transparentes e contornos bem definidos, porém, não raras vezes, é pervertido, transformado num capricho de objectivos imediatos, desafiando todas as convenções e regras de conduta. Enquanto jogo limpo, não há vencido nem vencedor, ganham os dois, mas a inobservância de regras transforma o protagonista num vencedor antecipado, embora sem mérito nem glória.
Muitas vezes, o sedutor perverso tem, ele próprio, necessidades ocultas por preencher e, mergulhado no mais puro egoísmo, faz por esquecer os perigos da sua inconsequência. Finge ignorar o sofrimento que causa e transforma a sedução num sentimento falso e perigoso, numa manobra de coquetismo de resultados imprevisíveis. Seduz pelo prazer de se sentir amado, para suprir as suas próprias lacunas de afecto ou, simplesmente, por presunção. Aposta tudo naquilo que é a excelência da sedução, o olhar e o sorriso, pois sabe que estes dois trunfos são determinantes.
São incomensuráveis os danos causados por uma sedução elaborada e inconsequente. Não estaremos muito longe da verdade se a compararmos a um gás letal, ambos matam, um de uma forma outro doutra, e são igualmente silenciosos.
Ao perder o controlo da situação, o sedutor perverso põe-se em bicos de pés ou acobarda-se, cria distância, deixa cair a cortina com que se protege, até a próxima acção.
O que o sedutor não sabe é que amar é sempre uma bênção, mesmo em circunstâncias adversas e que, apesar de pervertida e do sofrimento que causa, a sedução desencadeia no seduzido uma explosão de amor que o sedutor jamais experimentará.
Ser sedutor inconsequente não é característica com que se possa rotular um ou outro género humano, há-os em abundância nos dois géneros, não obstante, em jeito de solidariedade feminina, apetece-me citar um pequeno excerto duma canção muito conhecida que, no caso, a vítima é, ao que tudo indica, uma mulher.

"
You don't even know the meaning of the words I'm sorry
You said you would love me until you die
As far as I know you're still alive
Baby
You don't even know the meaning of the words I'm sorry
I'm starting to believe it should be illigal to deceive a woman's heart"

Shakira

Nenhum comentário: